2.ª Edição da Conferência BEING SEA-EU
22/10/2025
Universidade de Cádiz, Espanha

Entre 22 e 24 de outubro, a Universidade de Cádis recebeu a segunda edição da Conferência BEING SEA-EU, o principal encontro científico anual da Aliança Universitária Europeia SEA-EU. Após o sucesso da primeira edição em Malta, o evento consolidou Cádis como um polo de colaboração interuniversitária na Europa.

Durante três dias, a Faculdade de Filosofia e Letras e o Edifício Constitución 1812 foram palco de debates e networking internacional. A cerimónia de abertura contou com a presença do Reitor Casimiro Mantell, da Vice-Reitora para a Internacionalização Marcela Iglesias, da Vice-Reitora para Investigação e Inovação María Jesús Ortega e do Diretor do Secretariado de Internacionalização Enrique Durán.

No seu discurso, o Reitor Mantell destacou o papel estratégico da Universidade de Cádis na aliança SEA-EU, que coordena desde a sua criação em 2019, e reforçou o compromisso com um modelo universitário baseado na cooperação e no desenvolvimento conjunto.

O evento reuniu mais de 400 participantes — entre investigadores, estudantes e representantes de instituições parceiras, incluindo a Universidade Marítima Mundial (Suécia) e a Universidade de Odessa (Ucrânia). Com mais de 100 apresentações orais, 70 pôsteres e 29 cápsulas científicas audiovisuais, a conferência abordou cinco áreas: ciências, ciências sociais, engenharia, saúde e artes.

Entre os destaques, contou-se a sessão plenária dos Projetos Liderados por Estudantes SEA-EU e o curso da especialista internacional Eva Haug sobre a metodologia COIL, que promove a aprendizagem colaborativa internacional. Durante o evento, o projeto Conventus foi apresentado através de um pôster pela investigadora Maria del Castilho, que faz parte da equipa do projeto, destacando a participação ativa da UCA em iniciativas de investigação europeias.

O programa incluiu ainda atividades culturais e de bem-estar, como sessões de ioga, rastreio gratuito de IST e passeios de barco pela Baía de Cádis, além do jantar oficial no Castelo de Santa Catalina.

Marcela Iglesias sublinhou:

"BEING SEA-EU demonstrou que a cooperação entre as universidades europeias não só é possível, como tangível e sustentável, graças ao empenho ativo de todas as comunidades envolvidas."

Ir para o topo