O projeto CONVENTUS "Novos olhares sobre o edifício do Convento de São José em Lagoa", pretende apresentar novos olhares, inclusivos e plurais, sobre o edifício do antigo Convento de São José em Lagoa, Algarve-Portugal. Aplica, para isso, uma abordagem diacrónica ao estudo da sua história, arquitetura, impactos urbanos e interações sociais ao longo dos seus mais de três séculos de existência, priorizando a utilização de metodologias participativas que envolverão ativamente a população local.
Fundado como casa religiosa feminina, após a secularização este edifício acolheu diversas outras funções - tais como, escola primária, paróquia de Lagoa, posto da Guarda Nacional Republicana, Conservatória do Registo Civil, Junta de Freguesia de Lagoa e diversos serviços camarários - estando desde 1993 a funcionar como Centro Cultural.
As recentes transformações da dinâmica funcional deste edifício tornaram necessário repensar as suas valências e promover ativamente os seus valores socioculturais e a sua importância no seio da comunidade local, enquanto motor de desenvolvimento sociocultural integrado e integrador.
Procurando responder a esta necessidade, o projeto CONVENTUS realizará uma investigação integrada sobre o edifício, abordando as suas diferentes dimensões materiais e imateriais (históricas, arquitetónicas, urbanas, sociais, culturais e patrimoniais) desde a sua fundação até à atualidade, criando as bases para a futura definição um plano museológico para o edifício.