No dia 27 de fevereiro, o Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa recebeu o 4º e último Laboratório Colaborativo (LC4) do projeto “CONVENTUS: Novos Olhares sobre o Edifício do Convento de São José”.
Este encontro foi um momento essencial para refletir sobre o futuro do Convento e a sua gestão cultural, contando com a participação de representantes da comunidade, associações culturais e especialistas na área do património. Organizados em grupos temáticos, os/as 17 participantes contribuíram ativamente para a construção de propostas que valorizam a memória histórica do espaço, a dinamização cultural e a sustentabilidade da sua gestão.
🔎 O QUE FOI DISCUTIDO?
✅ Memórias Vivas: Reflexão sobre o papel do Convento ao longo da sua história, incluindo o seu funcionamento como Escola Primária, e a importância da sua preservação para as presentes e futuras gerações.
✅ Novos Usos para Antigos Espaços: Ideias para transformar o edifício num espaço mais dinâmico e acessível, incluindo áreas para exposições, residências artísticas, um centro de documentação e percursos culturais interativos.
✅ Gestão Cultural Sustentável: Propostas para uma gestão colaborativa, incluindo um Conselho Consultivo envolvendo a autarquia, associações culturais e a comunidade, assim como um modelo de administração plenamente participativo e eficiente que garanta uma gestão transparente e inclusiva.
💡 PRÓXIMOS PASSOS
Com o encerramento deste ciclo de laboratórios, as ideias e sugestões recolhidas serão fundamentais para a definição de um plano museológico e cultural para o Convento. A aposta passa pela criação de um espaço que respeite a sua memória, ao mesmo tempo que se reinventa para os novos desafios e públicos do mundo atual.