No dia 23 de fevereiro, a Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa, acolheu o 3º Laboratório Colaborativo (LC3), organizado no âmbito do Projeto CONVENTUS. Com o objetivo de explorar a relação da juventude com este espaço histórico, a iniciativa promoveu um exercício de escuta ativa e cocriação criativa.
A sessão contou com a presença de cerca de 15 alunos/as e três professores/as da Escola Secundária, pertencentes aos cursos profissionais de Animação Turística (10.º ano) e Turismo (11.º e 12.º anos), com idades entre 15 e 20 anos. Além do público jovem, participaram também cerca de dez pessoas da comunidade, que têm vindo a acompanhar e integrar a equipa do projeto CONVENTUS.
O encontro iniciou-se com uma breve apresentação do projeto e da equipa organizadora, seguida da dinâmica "A Teia Humana de Lagoa", na qual os/as participantes, ligados/as por um novelo de lã colorido, refletiram sobre a importância da comunidade, do sentido de pertença e da interligação entre as gerações atuais.
Os/as participantes foram distribuídos/as por três grupos de trabalho, cada um abordando uma perspetiva temporal sobre o Convento:
🟢 Grupo Verde - Passado: Para que te quero?
🟠 Grupo Laranja - Presente: Como te sentes?
🔴 Grupo Vermelho - Futuro: Como te vejo?
Através de um processo de reflexão coletiva e síntese democrática, os grupos expressaram as suas perceções e ideias em cartazes temáticos, explorando memórias, vivências atuais, possibilidades futuras para o Convento de S. José.
Na fase seguinte, cada grupo apresentou as suas conclusões numa parede coletiva, onde se construiu uma Cartografia Cultural de forma colaborativa sob o título " De Caminho ao Futuro do Convento de São José".
O encerramento do laboratório ocorreu com uma roda final coletiva, intitulada "Sinfonia de Mundos", onde os/as participantes partilharam impressões e novas inspirações para o futuro do espaço. O evento terminou com um chá informal, incentivando o diálogo aberto entre os/as presentes.
O LC3 permitiu reafirmar o papel do Convento como espaço de identidade, cultura e participação, promovendo uma visão integrada do seu passado, presente e futuro sob a ótica das gerações mais jovens.