No âmbito do Projeto CONVENTUS, no dia 30 de janeiro teve lugar o 2º Laboratório Colaborativo no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.
Realizado no âmbito do projeto CONVENTUS, este Ciclo de Laboratórios destina-se a cartografar coletiva e localmente: i) a realidade sociocultural do Convento de São José ao longo do tempo; ii) os seus potenciais identidários, culturais e patrimoniais; iii) o seu papel, funções e missão num futuro próximo, pensado a várias vozes, junto da comunidade e da equipa da Câmara de Lagoa.
Neste segundo Laboratório desafiámos a comunidade local a mapear as diversas funções socioculturais assumidas pelo Convento nas últimas décadas, mediante dois exercícios de Design Colaborativo, que foram realizados em grupo e com base em diferentes ferramentas de Design Thinking.
O primeiro dos exercícios permitiu-nos perceber quais as funções socioculturais mais relevantes assumidas pelo edifício do Convento até aos dias de hoje (Cartografia 1: " Enlaçando o passado ao futuro no Convento de S. José").
O segundo, teve por objetivo sistematizar coletivamente esta realidade, por forma a identificar as camadas de valores subjacentes que poderão estar na base da sua nova missão de caminho ao futuro por serem os valores e funções de maior relevância para a comunidade (Cartografia 2: "O Girassol da Vida: Linhas vitais do Convento de S. José para o Futuro")
Com um total de 25 pessoas representando diferentes gerações, profissões, vivcências e perspetivas locais sobre o edifício, o Laboratório desenvolveu dinâmicas coletivas que apelam ao desenvolvimento do sentido de rede entre as pessoas presentes.