Antigo Presidente da Assembleia Municipal
Antigo Presidente da Assembleia Municipal
Antigo Presidente da Assembleia Municipal (2001-2005); Antigo Vereador da Cultura e do Desporto (2005-2009); Antigo Chefe de Gabinete (2010-2013)
A minha atividade profissional não tem muito a ver com o Convento, dado que sou advogado e assistente universitário. No entanto, a minha vida em Lagoa, como residente e, sobretudo as funções desempenhadas no município, como Vereador do pelouro da Cultura, entre 2005 e 2009, e como Chefe de Gabinete entre 2010 e 2013, ligaram-me fortemente ao Convento de S. José. Como residente em Lagoa, desde 1995, habituei-me a ser “cliente” da programação do Convento e a senti-lo e admirá-lo pelo seu ambiente, onde o passado e o presente se interligavam, na arquitetura e nas funções.
Como Vereador, passou a ser um dos “meus espaços” e a admiração e o carinho pelo espaço incrementaram-se, em cada decisão que foi necessário tomar, em cada evento que para lá se programou, em todos e em cada um dos momentos que nele passei. É um espaço fantástico, com um trabalho de recuperação de grande seriedade e respeito e com aspetos absolutamente extraordinários, como a recuperação da capela.
Este é sem dúvida um espaço simples na sua arquitetura, mas muito digno, com um passado rico em eventos e funções dispares, mas sempre como uma estrutura ambivalente ao serviço de Lagoa e dos Lagoenses. Foi um privilégio ter tido uma ligação mais estreita ao Convento e é uma permanente alegria saber que continua a despertar o interesse e o carinho de todos os que gostam desta terra, os que a governam, os que nela habitam e os que a descobrem.
E este projeto de inventariação da história e valorização do espaço naquilo que ele é e foi, é, sem dúvida, uma iniciativa muito interessante, como a forma séria e empenhada como tem sido levado a cabo pela equipa responsável. Irá contribuir para recentrar o Convento nas atenções dos Lagoenses e mostrá-lo, em toda a sua importância na vida de Lagoa.