A Linha 3 do Projeto CONVENTUS está centrada nas experiências em rede. Nela identificámos os conventos existentes na Península Ibérica na atualidade (2024), e analisámos os projetos culturais em curso em cada um destes imóveis, com a intenção de estudar as semelhanças e as diferenças em relação à sua história e à sua reconversão em edifícios com carácter e função cultural.
A abordagem da Linha 3 permitirá ativar redes de contato e de conhecimento de caráter bidirecional, que se estendem aos níveis regional, nacional e transnacional. Neste último caso, colocamos a atenção no caso peninsular e nas relações entre os casos portuguese e espanhóis, incluindo as respetivas ilhas.
Este primeiro mapeamento estabelece as bases para uma análise teórica e metodológica que permitirá repensar a função social e cultural destes edifícios e, mais concretamente, do antigo Convento de São José de Lagoa. Posteriormente iremos desenvolver diferentes linhas de investigação comparativa ligadas ao conhecimento situado que emerge de cada caso.
Mapa 1: Antigos conventos identificados na Península ibérica
Antigos conventos em Portugal Antigos conventos em Espanha
Mapa 2: Uso atual do edifício
Uso cultural + conventual (feminino) Uso cultural + conventual (masculino) Uso cultural (convento feminino) Uso cultural (convento masculino) Outros usos